Sala de
Imprensa

Fechar
25.07.2016
Aumenta incidência de caspas no inverno. Saiba como evitar o incômodo

Estresse físico ou emocional, clima frio e excesso de oleosidade podem contribuir para o surgimento de caspas

As caspas são um incômodo. Principalmente porque são difíceis de disfarçar, já que o couro cabeludo fica exposto e os pontinhos brancos insistem em aparecer sobre os ombros, causando constrangimento para o portador. No inverno, a incidência do problema aumenta. A dermatologista Mayra Santos, que atende na Uniclínica, clínica médica popular situada em Venda Nova, esclarece que a caspa é definida como uma descamação difusa no couro cabeludo, com diferentes graus de irritação. “É uma dermatose crônica também conhecida como dermatite seborreica”, explica.

A especialista salienta que a causa para o aparecimento das caspas não é totalmente conhecida. Ela pode ter origem genética associada à intensa atividade das glândulas sebáceas e à participação do fungo chamado Malassezia, ou ser desencadeada por agentes externos, como estresse físico ou emocional, clima frio, excesso de oleosidade e pode também estar associada a algumas doenças. ‘’A falta de higiene não é necessariamente um causador da caspa, porém, deixar de lavar os cabelos causa um aumento na oleosidade e proliferação dos fungos e bactérias no couro cabeludo. Álcool, alimentos condimentados, diabetes e obesidade podem piorar o quadro’’, diz.

É importante deixar claro que cada caso é particular. Por isso, é de estrema importância realizar consultas e exames com um profissional qualificado para entender as razões da incidência da caspa e se ela pode causar algum problema mais profundo futuramente.

 

Entre os sintomas, além da escamação, a médica explica que a caspa pode causar coceiras, leve vermelhidão no couro cabeludo e queda de cabelo. “Ela não é contagiosa”, observa.

 

Tratamento

Não existe um medicamento que acabe definitivamente com a caspa, porém, ela pode ser mantinda sob controle. Ainda segundo médica, o principal tratamento é a base de xampus que combatem a oleosidade, com ação antifúngica e anti-inflamatória. Para evitar a caspa ao máximo é necessário manter alguns cuidados, principalmente diminuir a oleosidade. Ela dá dicas de como fazer: evitar banhos muitos quentes, evitar uso de condicionador ou leave-in perto da raiz, evitar dormir ou prender cabelos molhados e, principalmente, evitar uso de bonés e chapéus.

Serviço:

Uniclínica – Venda Nova

Endereço: Rua das Gabirobas, 84. Bairro Vila Clóris. Belo Horizonte / MG
CEP: 31744-012

Telefone: (31) 3656-4448

Horário de atendimento: Segunda a sábado, de 7h às 19h.

Assessoria de Imprensa:

Agenda Comunicação Integrada

Jornalista responsável: Maíra Rolim

Contato: (31) 3021-0204/ 9120-1068/8500-1358

Site: www.agendacomunica.com.br