03.05.2018
Cardápio que acentua sabor suculento das carnes nobres é marca do restaurante Boi Vitório

Wagyu, Tbone e carré de cordeiro são estrelas da casa, cujo menu é pensado para adeptos do almoço em família, encontros de amigos e festas corporativas

Um pré-adolescente mas que já tem história de gente grande na cena gastronômica de Belo Horizonte: no próximo dia 11 de junho o restaurante Boi Vitório, localizado na Avenida Afonso Pena,4374, bairro Mangabeiras, região Centro-Sul da capital, completa 11 anos. Mas apesar da aparente pouca idade já é um dos nomes fortes na culinária da cidade.

Especializado em carnes nobres dos mais variados cortes, a casa abriu as portas em 2007, na Rua Rua Vitório Marçola, no bairro Cruzeiro, depois que o economista Fabrício Lana decidiu trocar os números e cálculos da inflação pelas panelas e delícias de uma boa mesa, a convite de seu sócio e tio, Avelino Lana. O nome do estabelecimento, por sinal, é uma homenagem ao logradouro inicial, onde o restaurante permaneceu até 2014, mudando-se, então, para o atual endereço, no alto da Afonso Pena.

A proposta da casa, que está posicionada no tripé ‘atendimento-qualidade-preço’, é atender a família ou grupos de amigos que saem para almoçar ou jantar fora, e assim, viverem bons momentos por meio da gastronomia. “Está na essência do mineiro se reunir em volta da mesa para desfrutar de pratos saborosos e, ao mesmo tempo, de uma boa prosa. E é isso que queremos proporcionar em nosso restaurante”, afirma Fabrício, que, para atingir seu objetivo, aposta em um ambiente agradável e arejado, no qual as pessoas se sintam em casa, além de carnes de qualidade.

Por falar em cardápio, este é repleto de delícias. Os carros-chefes são as porções a la carte. “Temos uma variedade significativa de saladas, peixes e 20 cortes de carne”, conta Lana. Entre elas o Kobe Beef (chorizo Wagyu), que sai a R$ 22,05 a porção de 100g. “O Wagyu é uma raça de gado japonesa, conhecida no mundo todo. Destaca-se na gastronomia internacional por sua carne extremamente macia, suculenta, saborosa e com aroma incomparável”, explica o empresário.

Outras duas opções com bastante demanda na casa são o Tbone (100g por R$ 14,48) e o carré de cordeiro (100g por R$ 18,59). O primeiro, em formato de T, é uma combinação de duas partes nobres do boi: o miolo do filé mignon e o final do contrafilé. Já o carré é um dos cortes preferidos dos chefs e amantes da alta gastronomia. “Todas essas carnes são acompanhadas por meia porção de mandioca frita/cozida ou por meia porção de fritas”, acrescenta Fabrício. Também fazem parte do cardápio de carnes o baby beef (100g por R$ 13,60), bife ancho (100g por R$ 13,95), maminha (100g por R$ 9,89), picanha maturada (100g por R$ 16,94) e filet mignon (100g por R$ 13,90), entre outros. Essas, por sua vez, acompanham farofa e vinagrete.

Para aqueles que, antes de se deliciarem com as carnes, preferem passar pelas ‘entradinhas’, uma das sugestões do ‘casting’ do restaurante é o alho a la Vitório Confit, que acompanha torradas (R$ 14,90); a bruschetta italiana (seis unidades a R$ 18,90) e o torresmo de barriga com molho de rapadura (R$ 24,90).

A casa trabalha também com buffet de segunda a sexta-feira (exceto feriados), de 11h às 14h30, do qual fazem parte saladas ao vivo e grelhados com carnes de boi, porco, frango, frango com catupiry, coraçãozinho e linguiça. Todos preparados na hora, conforme pedido do cliente. O preço é R$ 44,90 o quilo. “No almoço também servimos a la carte, se o cliente preferir”, completa Fabrício.

Para beber, o Boi Vitório reúne uma carta com 40 rótulos de cervejas importadas e artesanais, na qual sempre são priorizados sabores de qualidade. Entre elas, destaque para a cerveja artesanal própria da casa, a Boi Vitório German Pilsner 600ml (R$ 21,90), que surgiu através do desejo de Fabrício em fabricar um rótulo original, com características que ele acredita serem imprescindíveis em uma boa cerveja. “Ela foi criada em parceria com o mestre cervejeiro da Cervejaria Kud, em Nova Lima. Apresenta coloração dourada, não filtrada, com sabor marcante e um leve amargor. Com uma boa presença de lúpulo, deixa na boca uma sensação de frescor e prazer. É garantia de satisfação para os amantes desse estilo mundialmente conhecido”, explica o empresário, que já tem uma segunda criação: a Boi Black, delicioso chope escuro. Vodkas, caipirinhas, licores, além de sucos, chás, aguardentes e whiskys também estão no cardápio. Isso sem falar das cervejas sem álcool e long necks, como Stella, Malzbier e Budweisser. Todas custam R$ 6,90.

Know-how para eventos

Por estar em uma localização estratégica e possuir amplo espaço, o Boi Vitório é bastante procurado por empresas e também pessoas físicas que desejam fazer eventos corporativos, aniversários e festas de fim de ano no estabelecimento. “A cada ano que passa, percebemos um aumento neste tipo de demanda. Acredito que isso se deve a nossa constante preocupação em cumprir a proposta de ‘atendimento-qualidade-preço’, ou seja, satisfazer as expectativas do cliente, atendendo com cordialidade, sem jamais abrir mão da qualidade dos produtos oferecidos, o que é fundamental na gastronomia, e, por último, mas não menos importante, o preço competitivo”, enumera Fabrício.

Para agradar a enorme busca de clientes que buscam a casa para realizar seus eventos e ao mesmo tempo atender bem, um dos atrativos oferecidos pelo restaurante é o espaço kids no segundo andar, no qual os pequenos podem se divertir à vontade e, dessa forma, deixar os pais mais confortáveis para saborear todas as delícias servidas no local. “Como o atendimento a família é uma de nossas prioridades, queremos proporcionar comodidade em todos os sentidos. Por isso o espaço kids é fundamental para que todos, inclusive as crianças, se sintam em casa ao nos visitar. O espaço está passando por uma reforma e nossa intenção é que ele fique ainda mais aconchegante para receber os pequenos”, finaliza o empresário.

Restaurante Boi Vitório

Av. Afonso Pena, 4374 – Mangabeiras, Belo Horizonte

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira: 11h às 0h

Sábado: 12h às 01h

Domingo e feriados: 12h às 0h

Cartões de crédito aceitos: Todos

Capacidade para 300 pessoas

Há acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. A casa oferece um banheiro específico para cadeirantes, além de um cardápio em braile para deficientes visuais.

Ventiladores com umidificador: sim

ASSESSORIA DE IMPRENSA: