Sala de
Imprensa

Fechar
30.05.2017
Chefs de BH sugerem pratos com ingredientes afrodisíacos para o Dia dos Namorados

Pimenta, ostras, chocolate e outros itens capazes de estimular libido dos casais na hora H vão compor menu de vários restaurantes no próximo dia 12 de junho

Já é tradição: No Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, vários casais saem para jantar e esticam a noite em um momento mais íntimo, com doses generosas de amor. Para embarcar nesta onda caliente de romantismo, alguns restaurantes tradicionais de Belo Horizonte resolveram sugerir um menu com ingredientes afrodisíacos para a data. O termo que remete a Afrodite (deusa do amor, da beleza e dos prazeres sexuais, presente na mitologia grega) refere-se a todos os alimentos capazes de provocar estímulos sexuais nos seres humanos.

Na Osteria Casa Mattiazzi, por exemplo, o chef Raffaele Autorino sugere o linguine com aspargos, camarão e limão siciliano. O aspargo, não muito comum na cozinha brasileira, aumenta os níveis sanguíneos de histamina, hormônio responsável pelo prazer sexual. Ele também serve para o aumento da excitação e nos tratamentos contra disfunção erétil. “Para preparar esta receita, o primeiro passo é grelhar os camarões temperados com sal e pimenta na manteiga. Em seguida é preciso acrescentar os aspargos cortados, colocar o bisque (molho de camarão) e o molho branco. Deixe ferver e coloque o molho de limão, envolva a massa e sirva em um prato fundo (prato de sopa)”, explica.

Autorino também vai aproveitar o apelo sentimental da data, na cozinha de seu outro restaurante, o Pecatore Banca de Peixe. Só que na tradicional casa de pescados do bairro Floresta, ele sugere o poder afrodisíaco das ostras com queijo de cabra, cujo valor de 6 unidades custa R$ 44, e da tradicional panelinha de mexilhões (R$ 46). O motivo é simples: Pesquisas recentes mostraram que esses dois itens, assim como os mariscos, contêm ácido aspártico e N-metil-D-aspartato, compostos que propiciam a liberação de hormônios sexuais como a testosterona e o estrogênio. Isso sem falar que, por serem ricas em zinco, as ostras estimulam a produção e formação de espermatozóide, o que deixa a libido nas alturas.

Outro chef que decidiu servir um menu com não apenas um, mas com vários itens que prometem esquentar o clima do casal é Maurizio Gallo, proprietário do restaurante de mesmo nome, nos bairros de Lourdes e  São Pedro. Entre as entradas do menu de jantar do Dia dos Namorados, a casa preparou bruschettas de pesto de manjericão com mussarela de búfala. Durante séculos, as pessoas disseram que o manjericão estimulava o impulso sexual e aumentava a fertilidade, além de produzir uma sensação de bem-estar. Dizia-se que o aroma desta erva também era capaz de deixar os homens agitados – tanto que as mulheres salpicavam os seios com manjericão seco ou em pó.

Já para fechar com chave de ouro o jantar dos pombinhos e deixá-los mais motivados a prolongar a noite, Maurizio irá oferecer três sobremesas a base de chocolate: o tiramisù, que leva canela (especiaria, que por sinal também é afrodisíaca), o salame de chocolate com sorvete e a panacota.

A tradição do chocolate como alimento estimulador do sexo não é de hoje. Os maias já veneravam o cacaueiro e chamavam o cacau de ‘alimento dos deuses’. Dizem, inclusive, que o imperador asteca Montezuma bebia 50 taças de chocolate todo dia para melhorar seu desempenho entre quatro paredes. Tribos indígenas da América do Sul também costumavam usar o doce para cobrir suas zonas erógenas. Tornavam assim, os beijos mais doces e agradáveis. “Motivos para usar e abusar deste delicioso ingrediente nesta data é o que não faltam”, ressalta Gallo.

Quem também não vai esquecer desta tentação irresistível é o chef Carlos Bruno Carneiro, do restaurante O Conde. Entre as sobremesas indispensáveis da casa no fim de semana que antecede o 12 de junho está o semifredo de chocolate, que leva em sua composição, além do cacau, creme de leite, crocante de amêndoas e calda de morangos. “É um doce para mexer com a libido”, pontua.

Mas não é só nas sobremesas que Carlos vai investir. Um dos chamarizes da cozinha do O Conde e que vai ganhar destaque, em virtude da data, é o atum ao creme de wassabi. O peixe é uma das principais fontes de ômega 3, o que favorece a produção de hormônios sexuais.

Já na cozinha da Osteria Degli Angeli, no bairro Anchieta, o chef Rômulo Perdigão também pensou em um menu completamente afrodisíaco: o Fettuccine Piccante  con filetto, como prato principal, e o creme de chocolate aromatizado com rum e crocante de amendoim, para sobremesa. O primeiro é uma deliciosa massa artesanal com notas leves de pimenta com bechamel aromatizado com ervas frescas e filé ao molho de redução de vinhos e cogumelos. Já o doce, além do clássico chocolate, tem outro estimulante para uma noite a dois: o amendoim, conhecido por aumentar o desejo sexual e a energia. Entretanto, Rômulo dá uma importante dica: metade do sucesso de um prato afrodisíaco está em sua montagem. “Mesmo que os ingredientes sejam coloridos e picantes, é fundamental que eles sejam harmônicos entre si”, enfatiza.

Além disso, ele pontua alguns detalhes cruciais que devem ser tomados para que a noite de amor não se torne um pesadelo.
“Alimentos mais pesados e gordurosos, como o chocolate, devem ser consumidos com moderação.  É importante ainda que o casal fique atento quanto ao excesso de determinadas iguarias. Algumas com as quais eles não estão acostumados, como pimenta, camarão e ostras, podem causar indigestão e mal estar”, explica. O mesmo vale para os drinks. Perdigão afirma que uma taça de vinho moderada é sempre bem vinda nessas ocasiões românticas, já que, além de relaxar e criar um clima descontraído, estimula o desejo sexual e a circulação sanguínea. Porém, o exagero pode prejudicar a ereção nos homens e nas mulheres inibir o orgasmo.

Serviço:

O Conde

Rua Conde de Linhares, 345 – Cidade Jardim

Telefone para reservas: (31) 2531-6964

Osteria Casa Mattiazzi

Endereço: Rua Soledade, 28 – Santa Efigênia

Telefone para reservas: (31) 3481-1658

Osteria Degli Angeli

 Rua Francisco Deslandes, 156 – Anchieta

Telefone e whatsapp para reservas: (31) 9 8803-1993

Maurizio Gallo

Endereços: Rua dos Aimorés, 2305 – Lourdes

Av. Nossa Senhora do Carmo, 860 – São Pedro

Telefone para reservas: (31) 2514-3020

Pecatore Banca de Peixe

Rua Sapucaí, 535 – Floresta

Telefone para reservas: (31) 2552-1450

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA:

Agenda Comunicação Integrada

Jornalista responsável: Maíra Rolim

Contato: (31) 3021-0204 | (31) 99120-1068

WhatsApp: (31) 98500-1358

Facebook.com/agendacomunicacao

Instagram: agendacomunicacao

www.agendacomunica.com.br