06.11.2015
Dias quentes pedem pratos leves como saladas

Confira dica de nutrólogo sobre a importância das vitaminas existentes nas saladas e restaurantes em BH que oferecem o prato

O calor já chegou e, junto com ele, a época dos saudáveis e coloridos saladas. Leves, cheios de nutrientes e vitaminas, esses pratos são a escolha ideal para refrescar nessa época do ano e saborear sem culpa.

A sugestão do médico nutrólogo, Octaviano Cruz, é deixar a salada o mais colorida possível, pois cada cor possui certos nutrientes. O verde, por exemplo, contém vitamina A, que inibe substâncias que danificam e causam doenças às células, além de ser rico em ferro, fósforo e cálcio. Além disso, os alimentos verdes desintoxicam as células, evitam a fadiga, ajudam na coagulação do sangue, fortalece ossos e dentes e ajudam na produção dos glóbulos vermelhos do sangue. A vitamina também protege a pele, o cabelo e o coração.

Já os alimentos vermelhos possuem licopeno, substância responsável pela cor deles. Os alimentos vermelhos são essenciais na circulação do sangue e fazem bem para o coração, para os olhos, pele e para a memória. Há também substâncias que ajudam a prevenir o câncer.

Os alimentos de cor laranja são ricos em vitamina C, que é um antioxidante importante para proteger as células. Os alimentos alaranjados também são fonte de carotenóides e são saudáveis para o sistema imunológico, coração e visão.

O roxo contém antocianina, pigmento que é ligado à vitamina B1 e também grande quantidade de ferro. Comer alimentos dessa cor ajuda a retardar o envelhecimento, auxiliam o sistema nervoso por favorecer a circulação, neutraliza substâncias cancerígenas antes que elas possam alterar o código genético, protegem o coração.

O marrom, presente em alimentos como soja, aveia, trigo, nozes e arroz integral são ricos em fibras e devido a isso favorecem o bom funcionamento do intestino e ajudam a prevenir a prisão de ventre. Além disso, tem efeito antioxidante, vasodilatador e combatem a ansiedade e depressão.

Restaurantes oferecem pratos leves

No restaurante O Conde, localizado no bairro Cidade Jardim, região Centro-Sul de Belo Horizonte, a sugestão do Chef Carlos Bruno é a Salada Caprese (R$27). O prato possui ingredientes frescos como mussarela de búfala, tomate, manjericão, alface e aceto balsâmico.   No Pecatore, no bairro Floresta, a sugestão de Raffaele Autorino é a Salada Grega (R$30), que possui ingredientes bem coloridos: cebola roxa, mussarela de búfala, folhas de alface, tomate, pepino e azeitonas pretas.

No Baby Beef, tradicional churrascaria de Belo Horizonte, no bairro União, o chef e nutricionista Pablo Prado aproveita a beleza da estação das flores para criar pratos coloridos. Em meio à variedade de carnes encontradas no rodízio, desde opções mais nobres até as mais corriqueiras, o menu conta também com a Salada primavera, que mistura frutas tropicais como melão, maçã e abacaxi e flores comestíveis. Entre elas, calêndula, amor perfeito, capuchinhas, mini margaridas e outras. “Tem clientes que nunca experimentaram, mas quando veem as cores da salada e o belo contraste das flores com as frutas, acabam não resistindo”, afirma.

Além do sabor diferenciado para o paladar, as flores comestíveis, segundo Pablo, têm proteínas, vitaminas A, B, C, E, aminoácidos, gordura, amido e muitos minerais importantes para uma alimentação saudável e completa. Porém, o Chef ressalta que elas devem ser preparadas com cuidado, pois são muito sensíveis e por isso devem ser adicionadas ao prato apenas na hora de servir. “O calor do alimento as faz murchar, assim como o tempero da salada”, diz.

Aqueles que têm receio de quebrar algum tipo de dieta pelo consumo das flores, podem ficar despreocupados. Como são leves e cheias de água, cada 100g do alimento equivale a apenas 40 calorias.

Além das flores comestíveis, que são o diferencial da estação, o Baby Beef também conta diariamente com um vasto buffet com várias opções de saladas para agradar todos os gostos e que é incluído no valor do rodízio.

Dr. Octaviano T. N. B. Cruz

CRM 133534

– Tratamento da Obesidade e Emagrecimento

– Nutrologia do Esporte, Gestante e Idoso

– Medicina Preventiva e Clínica Geral

– Tratamento de Transtornos Alimentares

Site: www.droctavianocruz.com.br/cms

Agende uma consulta: consulta@droctavianocruz.com.br

Sobre O Conde:

Situado em local privilegiado na região nobre de BH, o Conde Bar & Restaurante reúne requinte e sabor no cardápio, para pessoas de bom gosto, que reconhecem os prazeres da gastronomia nos pequenos, porém sofisticados, detalhes. O local resgata a realeza vinda para o Brasil no século XIX, representada na capital mineira pelo Conde de Linhares.

Além do cardápio sofisticado e contemporâneo, a casa tem uma tradicional carta de vinhos, com os melhores rótulos da Itália, Espanha, França, Chile, Alemanha, Portugal, Nova Zelândia, e Argentina.

O Chef Carlos Bruno Carneiro:

Após sete anos atuando no mercado da advocacia, Carlos Bruno Carneiro e rendeu à gastronomia e tornou-se chef e proprietário do restaurante O Conde. Formado pelo Instituto Gastronômico das Américas (IGA), Carlos também fez workshops na Itália, e confessa que tem uma queda pela culinária do país, além de carregar as prateleiras de Minas Gerais como inspiração. Hoje, no O Conde, Carlos exibe pratos do mais alto nível de sofisticação, e tem como meta tornar o restaurante referência nacional.

O Conde Restaurante & Bar

Rua Conde de Linhares, 345, no bairro Cidade Jardim

Horário de funcionamento: 3ª e 4ª feira, de 11h30 às 0h30

5ª feira, de 11h30 a 1h30

Sábado, de 12h a 1h30

Domingo, de 12h às 19h

190 lugares

Possui acessibilidade para pessoas com deficiência, ar condicionado, manobrista R$ 10,00 e rolha de R$ 35.

Cartões aceitos: visa/máster/amex e diners

Telefone para reservas: (31) 2531-6964

Sobre o Pecatore:

Inaugurado em 2013 no bairro Floresta, em Belo Horizonte, o Pecatore é comandado pelos chefs italianos Massimo Battaglini e Raffaele Autorino. O restaurante localizado na Rua Sapucaí, 535, trouxe novo conceito em gastronomia de pescados. O local apresenta um extenso balcão, que oferece, em meio a uma vasta camada de gelo, peixes de diversas espécies como vermelho, salmão e o exótico peixe sapo, misturados a outros frutos do mar, como ostras, lagostins e mexilhões. O reconhecimento pela inovação e sabores próprios veio em seguida. Em 2014 foi eleito Melhor Restaurante de Pescados/Frutos do Mar pela revista Veja BH Comer & Beber.

Endereço:

Rua Sapucaí, 535 – Floresta

Funcionamento:

Terça e quarta: 19h à 00h

Quinta e sexta: 19h à 01h

Sábado: 12h30 às 1h

Domingo: 12h30 às 17h

Sobre o Baby Beef:

O Baby Beef BH oferece 23 tipos de cortes de carnes diferentes, a maioria importada da Argentina e Uruguai, desde opções mais nobres até as mais corriqueiras. Referência em eventos empresariais, a casa tem capacidade para cerca de 700 pessoas, em dois ambientes distintos. Com decoração clássica e sofisticada, a churrascaria possui esculturas na entrada, mesas de madeira com granito e piso em mármore. O salão principal tem capacidade para 600 pessoas sentadas e o American Bar, localizado no canto direito do local, suporta 100 pessoas, em um ambiente separado com drinks e petiscos variados. À frente do negócio, está o sócio proprietário Yago Furlan.

Endereço: Avenida Cristiano Machado, 4000 – União, Belo Horizonte – MG (no estacionamento do Hipermercado Extra, ao lado do Minas Shopping)

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 12h às 00h | domingo das 12h às 21h30

Reservas: (31) 3426-1100

– Aceita todos os cartões de crédito e débito e vale Visa Refeição Alelo, Sodexo, VR e Policard.

– Possui estacionamento próprio com serviço de manobrista gratuito

– Possui acessibilidade e banheiro para deficientes físicos;

– Possui adega climatizada;

– Possui ar condicionado;