06.10.2015
Espaço Vista recebe festa de 15 anos da União Brasileira de Compositores MG

Com sede na capital mineira desde 2000, inaugurada por Fernando Brant, a associação atua na defesa dos direitos autorais, representando os autores, músicos, intérpretes, editores e produtores fonográficos do estado. A festa de comemoração, no dia 07 de outubro, irá homenagear Fernando Brant que, desde 2010, atuava como presidente da UBC.

A União Brasileira de Compositores (UBC), unidade Minas Gerais, completa 15 anos de atuação. A comemoração, agendada para o dia 07 de outubro (quarta-feira), terá como grande homenageado Fernando Brant, que presidiu a instituição desde 2010. O local escolhido para receber a imprensa, artistas e convidados e celebrar as conquistas  da associação foi o Espaço Vista (Rua Juiz Achilles Velloso, 385, Estoril). Será um coquetel para cerca de 150 convidados. Entre os confirmados estão a presidente nacional da UBC, Sandra de Sá.

A UBC é uma associação, sem fins lucrativos, dirigida por artistas, que tem como objetivo principal a defesa de interesses dos titulares de direitos autorais de música tanto nacionalmente quanto no exterior. Com atuação na esfera da execução pública – tendo sido a primeira associação desta natureza no Brasil – é uma das associações integrantes e organizadoras do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) que, por meio de suas atividades, busca garantir a correta distribuição dos rendimentos gerados pela utilização das canções, via execução publica, aos seus respectivos titulares. Além de garantir o repasse dos direitos de execução pública (shows, radiodifusão, exibição cinematográfica, internet etc), a UBC também oferece a gestão dos direitos fonomecânicos, ou seja, de reprodução e/ou distribuição em suportes físicos ou arquivos digitais, acompanhando toda essa revolução nos modelos de comercialização e execução de música a partir de novos dispositivos e da mudança de comportamento do público e do mercado.

15 anos de muitas atividades em MG

Atualmente, a unidade MG conta com aproximadamente ­­­­­­­1800 associados, dentre autores, compositores, intérpretes, músicos, editoras e gravadoras. Os rendimentos garantidos a seus associados apresentam constante crescimento, ultrapassando três milhões de reais, por ano. Após o falecimento de Fernando Brant, em junho/2015, a intérprete e compositora Sandra de Sá, que já integrava a diretoria da associação, assumiu a presidência da União Brasileira dos Compositores, com a missão de dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Brant, além da responsabilidade de acompanhar as necessidades deste mercado, em constante evolução.

Durante esses 15 anos de existência, buscando incentivar o desenvolvimento cultural e a integração dos artistas mineiros e de outros estados, a unidade MG realizou importantes eventos como: “Encontro com Filiados MG”, nos anos de 2002, 2008 e 2009; “1º Seminário UBC Minas – Gestão Coletiva de Direitos Autorais de Execução Publica de Obras lítero-musicais”, em 2008; “1º Seminário Música & Mercado, em parceria com o SEBRAE e Fórum da Música”, em 2009; “Encontro Música &Mercado, em parceria com o SEBRAE, em 2010; “Encontro da Filial MG e ECAD”, com os titulares do Espírito Santo, durante o lançamento da Unimus, a Cooperativa de Música do Espírito Santo, com o apoio do Sebrae-ES, em 2010. Todos com o objetivo de estreitar os laços com a cadeia produtiva, além de capacitar músicos para gestão de suas obras.

Em 2014, a associação iniciou um trabalho segmentado, atendendo demandas específicas de cada gênero integrante de seu quadro de associados. Em MG, o funk estreou o projeto, com o “Encontro da UBC com os Artistas do Funk”. A iniciativa rendeu bons resultados, proporcionando integração entre os artistas, conhecimento e trocas de informação sobre o gênero, que está em significativa expansão. Dentre os próximos gêneros, estão o Gospel/Cristão e o Rock (pop e metal).

“Estou na UBC mineira, desde sua inauguração, em 2000, tendo assumido a gerência da unidade em 2003. Venho acompanhando o crescimento da UBC em Minas nesses últimos 15 anos.  É  muito gratificante saber que a nossa filial – que hoje também atende os associados do Espírito Santo – contribuiu nessa evolução de consciência dos artistas por seus direitos, refletindo diretamente nos números de arrecadação e distribuição de seus rendimentos”, explica Daniela Sousa, gerente da UBC Minas Gerais.

Sobre a UBC – Brasil – www.ubc.org.br

A UBC é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1942, dirigida por autores, com o objetivo de defender e promover os interesses dos titulares de direitos autorais de músicas e a distribuição dos rendimentos gerados pela utilização das mesmas, bem como o desenvolvimento cultural. A associação representa mais de 18 mil associados, entre autores, intérpretes, músicos, editoras e gravadoras. A UBC conta com uma sede no Rio de Janeiro e unidades em Minas Gerais, Bahia, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de representantes no Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

Sobre o Espaço Vista

Mesmo em tempos de crise, os sócios Aelson Silva, Gabriel Rocha e Eduardo Laje comemoram a boa fase do Grupo Vista, que engloba o Espaço Vista – Centro de Desenvolvimento Empresarial, localizado no bairro Estoril, próximo à av. Raja Gabaglia, na região Centro-Sul da capital mineira, e o buffet Vista Gourmet.

O Espaço Vista, que completará no fim de 2015 dois anos de funcionamento, tem conceito inovador. Projetado especialmente para receber eventos, incluindo workshops, seminários, palestras, reuniões empresariais e jantares, as confraternizações também estão na mira dos empresários, tendo em vista, principalmente, a proximidade das festas de fim de ano das empresas. Empresas têm fechado eventos com regularidade no local, principalmente para treinamentos, já que em época de crise o alinhamento das equipes e qualificação dos profissionais, em ambientes mais enxutos, torna-se essencial.

O espaço para eventos possui salões, salas, foyer e uma agradável área externa para receber o mais exigente público. O Salão Vista é multiuso e conta com pé direito duplo, vista panorâmica para a cidade, banheiro privativo e coffee point. É o mais utilizado para os eventos principais. O Salão Real (foyer) é integrado ao Salão Vista e pode ser utilizado para servir coffee break, almoços e coquetéis. Este salão também é comumente utilizado para atividades em grupos, credenciamento, dentre outros.  Além disso, ele conta com pé direito alto e vista para a Serra do Curral, um dos cartões postais de Belo Horizonte. Cada salão possui rede Wireless, indispensável hoje em dia, vista panorâmica e tanto o foyer quanto a sala Ouro Preto (exclusiva sala de reuniões e pequenos encontros, com mobiliário requintado e arquitetura moderna) possuem espaço gourmet.

Os sócios acreditam que os principais diferenciais do negócio são o buffet próprio, a vista incrível, e, principalmente, a praticidade em contratar um evento já que o Espaço oferece kit básico de multimídia que inclui aparelhos de primeira linha: microfones, caixas de som, projetor e mobílias, e a possibilidade de contratar, a parte, o serviço de tradução simultânea, entre outros. E o mais importante: todos esses serviços saem por um excelente custo benefício.

Buffet

O Buffet Vista Gourmet foi criado pelos mesmos sócios há cerca de 10 anos. Inicialmente com outro nome, o buffet oferecia churrascos e, com o tempo, a equipe foi aumentando a estrutura e variedade de pratos, até se tornar o Vista Gourmet. A empresa oferece soluções gastronômicas de acordo com a necessidade do evento e sua especialidade são coffee break, almoços e jantares, coquetel, kids, feijoada, clássico churrasco, butiquim vista: comida de boteco gourmet (a forma de montagem, de servir e até os insumos são exclusivos) e arraiá vista, com pratos típicos de fazendas e festas juninas.

O buffet atende eventos sociais, como casamentos, formaturas, aniversários, empresariais, além de ser buffet exclusivo do Espaço Vista.

Buffet Vista Corporate

Na área corporativa, o buffet ganha cada dia mais força, principalmente pela qualidade dos fingers foods. O local tem um setor exclusivo para atender empresas.

A estrutura é moderna, possui logística própria e profissionais capacitados para resultar em um alto padrão de qualidade.

União Brasileira de Compositores MG completa 15 anos e homenageia a Fernando Brant

Data: 07 de outubro de 2015

Local: Espaço Vista

Endereço: Rua Juiz Achilles Velloso, 385, Estoril – Belo Horizonte – MG