29.05.2016
Festa de Israel reunirá cerca de 10 mil pessoas em Belo Horizonte

Evento aberto ao público no bairro Mangabeiras contará com apresentações culturais, gastronomia típica, exibições de Krav Magá e muito mais

A comunidade judaica de Belo Horizonte irá se reunir  no dia 22 de maio, na Praça Estado de Israel, no bairro Mangabeiras, região Centro-Sul da capital, para celebrar a 25ª edição da Festa de Israel, de 10:30h às 16:30h. Tradicional na capital mineira, a festa é marcada por um clima familiar e de confraternização, e tem o objetivo de difundir a cultura judaica para os moradores da cidade, mostrando seus costumes, culinária, danças folclóricas, músicas, turismo, brinquedos, oficinas, entre outros.  A festa também celebra 68 anos da independência israelense, conquistada em maio de 1948. A estimativa dos organizadores é que até dez mil pessoas passem pelo local.

Cerca de 20 barracas de entidades que integram a Federação Israelita de Minas Gerais (FISEMG) estarão presentes oferecendo ao público comidas típicas, livros e objetos tradicionais. Um das iguarias da festa é o famoso Falafel, pão árabe com bolinhos de grão de bico, pasta de gergelim e salada, beigale de batata, entre outros.

Entre as atrações, haverá  apresentações de alunos da Escola Theodor Herzl, exibições de Krav Magá (sistema de defesa pessoal israelense), além de shows de músicas e danças judaicas/israelenses. E para as crianças haverá uma área reservada com brinquedos e oficinas.

“Mais do que um intercâmbio cultural e um momento de absorver conhecimento e tradição, a festa é sinônimo de paz e união. A cada ano que passa a festa se firma no calendário de eventos culturais da cidade, conquistando mais adeptos. Todos são sempre muito bem-vindos”, afirma Salvador Ohana, presidente da Federação Israelita de Minas Gerais.

Como chegar

Após a Praça do Papa, no bairro Mangabeiras, suba à direita em direção à Serra do Curral e vire a primeira direita na Avenida José Patrocínio. Suba cerca de 200 m e chegou. (Esquina com Rua   Professor Salvio Nunes).

Receitas de pratos da culinária típica de Israel

Cozinheira Nícia Back Sternick

Falafel

1º passo:

• Molho Tahine

-1 xícara de pasta de gergelim

-1 limão grande

– 2 a 3 dentes de alhos amassado

– sal a gosto

– ½ colher de chá de páprica

– 2 colheres de sopa de salsa verde fresca picada bem fina

Modo de fazer: Em uma tigela, misturar a pasta de gergelim com o suco de limão e ¾ de xícara de água. Acrescentar o sal e o alho. Na hora de servir, guarnecer com salsa picada. Deve ficar com consistência de um creme ralo.

2º passo

– 2 xícaras de grão de bico

– 4 colheres de salsa verde fresca bem picada

– 4 colheres de salsinha bem picada

– 1 cebola bem grande picada

– 2 colheres de chá de sal

– 2 colheres de páprica picante

– 6 a 7 dentes de alhos amassados

– 2 colheres de chá cominho moído

– 2 colheres de chá de fermento em pó

– 8 a 10 colheres de farinha de trigo

– óleo de soja ou outro óleo vegetal para fritar

– cebola picada para guarnecer

– molho de tahine

– pão pita

– zhough para condimentar a gosto

Modo de fazer:

Deixar de molho o grão de bico por 12 horas. Escorrer o grão de bico e colocar no processador de cereal a cebola, a salsa, a salsinha, a páprica, o alho e o cominho. Processar porém sem deixar amolecer, de forma consistente. Juntar o fermento à farinha de trigo e misturar bem numa tigela, permitindo que forme uma massa que não grude nas mãos. Colocar no recipiente no refrigerador coberto com um plástico de um dia para o outro. Feito isso, enrolar bolinhas do tamanho de uma noz. Esquente o óleo equivalente a oito centímetros de altura em uma panela funda e fritar uma bola para testar. Caso a bola se desmanche, é sinal que há necessidade de colocar um pouco de mais de farinha na massa. Depois, frite as seis bolas até ficarem bem coradas. Desingordurar em papel absorvente. Colocar 2 bolas em cada pão pita, com tomate picadinho, cebola, e temperos a gosto, regando com o molho tahini.

Beigale de batata

Porção para 6 pessoas (cerca de 50 unidades)

1º Passo:

• Massa folhada

– 3 copos de farinha de trigo

– 3 colheres de óleo vegetal

– 3 colheres de vinagre

– 1 copo de água

– Uma pitada de sal

– 200g de margarina

Modo de fazer: Num tabuleiro, misturar todos os ingredientes, exceto a margarina, amassar e sovar bem até a massa ficar fina e bem lisa. Abrir, colocar 100g de margarina em pedaços, espalhando pela massa. Fechar e abrir novamente, recheando com mais 100g de margarina. Coloque o tabuleiro na geladeira por 24h coberto com plástico. Depois, abrir e fechar novamente e deixar descansar por 2h. Feito isso, rechear.

2º passo:

• Recheio

-1kg de batata,

-750g de cebola,

-100g de gergelim branco

– 5 colheres de sopa de óleo

-1 ovo

– pimenta e sal a gosto

Modo de fazer:

Cozinhe a batata e frite a cebola até dourar. Quando a batata estiver cozida, esprema como se fosse para purê e ponha em uma vasilha, junto com a cebola frita, pimenta e sal e misture. Em seguida, corte a massa bem fina, em formato redondo com copo, coloque o recheio no meio, e enrole fechando em canudinho ou trouxinha. Bate uma gema de ovo, pincele o salgado e finalize com o gergelim por cima.

Torta de Ricotta

Porção para 8 a 10 pessoas

– 1 queijo ricotta pequeno

– 3 ovos

-1 lata de leite condensado

– 1 lata de leite comum

– 1 colher de sopa de manteiga

– 1 colher de sopa de farinha de triga

– baunilha – pouca quantidade

– raspa de um limão

Modo de fazer:

Coloque tudo no liquidificador, exceto as claras dos ovos. Bata bem e depois misture levemente com as claras em neve. Coloque em uma forma de fundo falso, untada com manteiga, e leve ao forno bem quente por 5 minutos e depois deixe em temperatura branda até notar que está pronta. Sirva com chantily ou sorvete.

Site: www.agendacom.com.br