23.04.2018
Movimento vegan chega a restaurantes de BH

Em média, 5 milhões de pessoas no Brasil são praticantes do veganismo, que é o não consumo de qualquer produto de origem animal. Diante deste cenário, tradicionais restaurantes da capital mineira adaptaram seus cardápios

O termo veganismo, que é uma derivação do vegetarianismo, representa a abolição do consumo de qualquer produto de origem animal ou que sejam testados em animais, como carne, leite, ovos e mel. O movimento vegan, criado em 1944, na Inglaterra, por Donald Watson, tem como objetivo a defesa do direito dos animais e uma vida mais saudável.

No Brasil, a estimativa é de que existam, em média, 5 milhões de pessoas praticantes do veganismo, com motivações ideológicas e ambientais. A tendência é que este número só aumente, afinal o mercado está em ascensão, além da adaptação de estabelecimentos para esta nova maneira de viver.

Ajustar o cardápio para esta nova alimentação tem sido o caminho encontrado por muitos restaurantes da capital mineira, para agradar seus diferentes clientes. Deusa Prado, chef do Alguidares, estabelecimento especializado em peixes e frutos do mar, conta que a ideia de implementar o cardápio com opções veganas surgiu a partir do momento em que ela percebeu que o movimento vegan não seria apenas uma fase momentânea, mas, sim, uma tendência duradoura: “As pessoas, principalmente, os mais jovens, têm se preocupado, cada vez mais, com questões ambientais e de saúde animal. Por isso, adaptar o nosso cardápio ao mundo deles é a melhor opção, pois assim, garantimos atendimento a todos gostos e desejos.”

Com foco na culinária baiana, o restaurante adicionou ao menu três versões veganas da tradicional moqueca. Sem nenhum ingrediente animal a casa oferece a moqueca de coco e banana da terra (R$ 90), a moqueca de palmito e banana da terra (R$ 152) e a moqueca de palmito (R$ 147). “Nossa intenção, ao oferecer os pratos veganos, é democratizar e versatilizar ainda mais a culinária baiana, desmitificando esse conceito de que ela é voltada apenas para os consumidores de frutos do mar”, explica Deusa.

Segundo dados da Google Trends, de janeiro de 2012 a julho de 2016, o volume de buscas pelo termo “vegano” cresceu 1000%, no Brasil. Para adentrar neste universo outro empreendimento que resolveu adaptar seus serviços é o La Vinicola Wine Bar, localizado no Lourdes, conhecido por seus fingerfoods e vinhos.

O Vegottini (R$ 16), que são lâminas de abobrinhas confitadas em azeite de ervas e especiarias recheadas com cogumelos shitake, cebola roxa e tiras de cenoura caramelizada, cobertas com molho pesto, é uma opção para os adeptos ao veganismo. De acordo com o chef Vitor Pacheco, apresentar versões vaganas ou vegetarianas é uma maneira de agradar diversos paladares. “Assim, a gente possibilita a degustação de pratos saborosos e ao mesmo tempo respeitamos as ideologias de cada pessoa. Não é porque o prato é vegano, por exemplo, que não contém sabor, aroma ou apresentação bonita”, explica Vitor.

Estabelecimentos especializados em carnes também estão aderindo a esta tendência e complementando seus cardápios. Com a imagem do porco como mascote, a Salumeria Central, localizada na Rua Sapucaí, e tradicional por seus embutidos e carnes de porco, deu cara nova para alguns pratos, a fim de agradar ainda mais seus clientes. A chef do local, Ana Motta, explicou o porquê das alterações: “Ter um cardápio diversificado é primordial, então, porque não incluir pratos veganos e vegetarianos e assim, quem sabe, ser referência para este público específico?”

Na casa são oferecidos ainda legumes grelhados, além de um mexidão vegetariano, que pode também se transformar em vegano, com a retirada dos ovos e do queijo.

Alguidares
Endereço: Rua Pium-í, 1.037. Bairro Anchieta

Reservas: (31) 3221-8877

Funcionamento: Segunda: 19h às 23h, Terça à Quinta: 12h às 15h – 19h às 00h

Sexta: 12h às 15h – 19h às 01h, Sábado: 12h às 01h e Domingo: 12h às 22h

La Vinicola Wine Bar e Fingerfood

Endereço: Rua São Paulo, 1815. Lj. 1. Bairro Lourdes.

Reservas: (31) 3889-0098

Funcionamento: de terça a sábado, de 17h as 23h30.

Salumeria Central

Endereço: Rua Sapucaí, 527, Floresta.

Reservas: (31) 2552-0154

Funcionamento: segunda à sábado, de 11h30 às 16h e de 18h30 à 01h.

Sábado a partir de 11h30.

Jornalista responsável: Daniel de Andrade

Contato: (31) 3021-0204/ 9 9120-1068 / 9 7348-9500