Sala de
Imprensa

Fechar
15.12.2017
Nutricionista dá dicas de alimentos saudáveis para o verão

Estação mais quente do ano exige cuidados especiais. Além do uso de protetor solar, hidratação e cuidado com modo de preparo dos alimentos são atitudes fundamentais

 

A estação mais quente do ano já se aproxima e alguns cuidados são cruciais para que o verão seja aproveitado da melhor maneira possível. As altas temperaturas deste período requerem atenção redobrada. Além do uso de protetor solar, óculos escuros e chapéus para diminuir os efeitos dos raios ultravioletas, a alimentação também é um item importante e que merece atenção especial.

O verão coincide também com as férias escolares e por isso esta época torna-se ideal para ir ao clube ou viajar para a praia e consequentemente pegar aquela ‘corzinha’. O que poucos sabem é que alguns alimentos podem ajudar a prolongar este bronzeado.  A cenoura, a manga e a abóbora, por exemplo, são ricos em betacaroteno e excelentes na garantia de um bronzeado bonito e duradouro. A nutricionista Júlia Mendoza, especialista em nutrição clínica, esportiva e estética, explica como funciona esta relação: “O betacaroteno serve de matéria prima para a síntese da vitamina A, que, por sua vez, auxilia na produção da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele.”

Em clubes e praias também é recomendável muito cuidado com o que comer e dar preferência em levar o alimento de casa. Fuja dos salgadinhos e guloseimas, prefira as frutas ao natural, em forma de suco ou salada, opte por barrinhas de castanhas e mix de frutas secas, e não se esqueça da hidratação, que é muito importante em altas temperaturas. Para refrescar, a dica é produzir seu próprio picolé ou geladinho. “Para o picolé, coloque fatias de melão ou cubos de manga ou abacaxi em um espetinho e congele. Já para o geladinho, basta fazer um suco natural e deixar congelando no freezer”, explica Mendoza.     Agindo desta forma, é possível garantir um lanche mais saudável e eliminar o risco de contaminação, que ocorre muitas vezes pelo uso de equipamentos sem higiene.

Júlia ainda alerta para o fato de que cada pessoa possui a quantidade certa para ingestão de líquido, ou seja, não há um número padrão para a sociedade: “Cada pessoa deve consumir de líquido diariamente, 35 ml, por quilo de peso. Assim                                             quem pesa, por exemplo, 50 kg deve ingerir 1750ml de líquido por dia (50×35). Água de coco, suco de frutas ou chá também são incluídos nesta relação, mas a prioridade deve ser para o consumo de água potável, que é essencial para o ser humano”, afirma.

Outro ponto citado por Mendoza é que nesta época do ano o suor excessivo propicia a perda de nutrientes. Por isso é preciso repor esta falta com o consumo de frutas e vegetais. Optar por refeições leves no jantar também é uma ótima atitude e independentemente se houve ou não exagero durante o dia, não se deve deixar de comer algo à noite. “Saladas mistas e coloridas, com frutas, folhas variadas, cenoura, tomate, castanhas, ovo cozido, frango ou peixe pode ser a primeira opção. Já o iogurte com aveia e frutas fica como a segunda escolha para o jantar”, orienta a especialista.

Esta época do ano é ideal ainda para aproveitar o tempo ao ar livre. Por isso, programe-se para caminhar, pedalar, nadar e até meditar. “Alimentar-se bem e de forma saudável é importante, mas cuidar da saúde da mente também é um ponto crucial para deixar o verão ainda mais tranquilo e divertido”, finaliza Júlia.

Receitas saudáveis para o verão

Receita 1

Picolé saudável

500 ml de suco de fruta natural

Pedacinhos de fruta picados

Forminhas para picolé ou copinhos descartáveis e palito.

Faça o suco natural de sua preferência, sem açúcar.

Acrescente os pedacinhos de fruta e coloque nas forminhas ou copinho descartável. Coloque o palito.

Deixe no freezer ou congelador por 8h.

Receita 2

Milk shake saudável

1 banana congelada

1 potinho de iogurte natural

5 morangos

100 ml de leite ou água

1 colher de sopa de chia

Gelo a gosto

Bata tudo no liquidificador e sirva

Assessoria de imprensa

Agenda Comunicação Integrada

Jornalista responsável: Daniel de Andrade

Contato: (31) 3021-0204 | (31) 9 9120-1068 |(31) 9 7348-9500

WhatsApp: (31) 9 8500-1358

Facebook/ Instagram: agendacomunicacao