14.03.2018
Páscoa incrementa faturamento de docerias e empresas especializadas na produção de ovos de chocolate

Doceria no Funcionários espera aumento de 30% nas vendas.  Existe, inclusive, gelateria entrando na ‘onda’ da data.

Para isso criou ovo de chocolate com recheio de gelato

O crescimento de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017, após dois anos consecutivos de retração, deve interferir positivamente na Páscoa deste ano e retomar um antigo e gostoso hábito dos brasileiros: a tradição de dar ovos de presente ou até mesmo uma lembrancinha para aqueles que não querem deixar a data passar em branco. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), a projeção para o crescimento na produção e nas vendas ficará, em 2018, entre 5 e 20%. Em 2017, a produção de chocolate para este período teve um volume 38% menor que 2016.

Otimistas com esse cenário, donos de docerias e lojas especializadas na produção de chocolates já trabalham a todo vapor para atender a crescente demanda desta época. É o caso da Espetacular Doceria, localizada no bairro Funcionários, região Centro-Sul de BH, que também é especializada em doces franceses. De acordo com a proprietária Elisa Dayrell, a expectativa é de que o período que antecede a Páscoa contribua para um aumento de 30% nas vendas, na comparação com os demais meses do ano.

Para agradar o paladar dos aficcionados por chocolate, a loja produziu um cardápio especial para a Páscoa, com nove sabores diferentes. Todos com um toque requintado. “Na versão ovo de colher temos o ‘Lyon’, que é feito com crocante de avelã com caramelo; o ‘Paris’, feito com mil folhas com crocante de creme brûlée; o ‘Provence’, preparado com limão siciliano com praliné de amêndoas; o ‘Toulouse’, que tem como recheio waffer, ganache e caramelo; o ‘Bordeaux’, com creme de pistache, frutas vermelhas e crumble de avelã; e, por fim, o ‘Nice’, preparado com brownie com chantininho e óreo. Os ovos de colher são oferecidos em duas medidas: o de 250g custa R$ 59, com três bombons, ou R$ 63, com quatro macarons. Já o de 500g sai a R$ 79.

A novidade fica por conta do ovo de corte, que vem acompanhado de uma faca para que o cliente possa cortá-lo e depois aproveitar o recheio. Este é feito nas opções ‘Paris’ e ‘Toulouse’, por R$ 89 e com 500g. Há também o ovo recheado, de 300g, que possui sua casca decorada, no formato de rendas, e um recheio exclusivo de marhsmallow com nutella, denominado “Champagne” (R$ 73).

Na categoria “lembracinha”, a doceria oferece três opções: a caixa com quatro bombons (R$ 20) ou 12 (R$ 48) e um cone com 12 mini ovos (R$ 15). “Esperamos vender quase 2 mil produtos: 1200 lembracinhas e 500 ovos”, revela a empresária, que em virtude da Páscoa teve que contratar três funcionários temporários.

Outra empresa da capital mineira que aposta no período em que o chocolate se torna ainda mais queridinho é a Fiorella Gelato, localizada no coração da Savassi. Sabendo que o doce é paixão nacional, a gelateria resolveu lançar, no último dia 10, um ovo de chocolate com recheio de gelato. Segundo a sócia Ananda Domingos, a ideia é diferente e promete atrair não só a atenção de quem não resiste a esse “delicioso pecado da gastronomia” como também daqueles que são apaixonados pelo sabor refrescante dos gelatos.

O ovo de chocolate é convencional, com 150g, e o cliente pode escolher até dois sabores como forma de recheio entre os 24 disponíveis no cardápio. Além disso, será possível escolher dois tipos de toppings, como castanhas e confeitos, e também acrescentar cobertura de chocolate, que pode ser ao leite, branco ou meio amargo.

O ovo de chocolate com gelato será comercializado entre R$ 15 e R$ 17 e o ideal, conforme aponta Ananda, é que o consumo seja feito no próprio estabelecimento, por conta do armazenamento. Mas há também a possibilidade de levar para a casa. Para esta opção, a gelateria oferece uma caixinha térmica como forma de conservar o gelato sem que ele derreta. A estimativa é que sejam vendidas 200 unidades deste ovo diferente e inusitado, oito vezes mais que no ano passado, quando ele entrou no cardápio apenas na véspera da Páscoa.

Espetacular Doceria

Rua Bernardo Guimarães, 229 – Funcionários