21.01.2016
Restaurantes da capital mineira oferecem pratos vegetarianos para atrair público crescente

Restaurantes lançam pratos vegetarianos para atender demanda crescente do público. A oferta agrada também aqueles que gostam de carne

Motivados por diversas razões, os vegetarianos são aqueles que abandonam o consumo de carne em sua dieta e o vegetarianismo tem ganhado muita força em todo o mundo. Pensando nisso, o mercado gastronômico está ampliando seus serviços para alcançar também este público e lançando pratos cada vez mais saborosos.

Na Salumeria Central, onde o foco é a carne de porco, por exemplo, a chef Ana Motta criou pratos para agradar também aos vegetarianos. O restaurante, localizado na Rua Sapucaí, 527, em Belo Horizonte, tem o Mexidão Central Vegetariano, que é preparado com arroz, feijão, ovo, legumes variados, queijo defumado e chips de batata doce. O prato, bem requisitado até mesmo por quem come carne, sai por R$39. Já no Maurizio Gallo, restaurante italiano localizado nos bairros de Lourdes e São Pedro, o chef que dá nome ao restaurante tem várias opções tradicionais da gastronomia italiana sem a carne e que agradam a todos os tipos de paladar. São várias opções, que vão de entradas, como as bruschetas de tomate e manjericão (R$20), bruschetas ao pesto com tomate seco e mussarela de búfala (R$20), até pratos principais, como o Farfalle ao pesto (R$39,50), Penne ao sugo (R$39,50 tradicional – R$42 sem glúten), e o Espartelle de berinjela (R$42 tradicional e R$44 sem glúten), pelo qual o chef ganhou um prêmio na Itália. O Pecatore, especializado em pescados também está preparado pare receber clientes vegetarianos. No restaurante, também localizado na Rua Sapucaí, 535, o chef Raffaele Autorino serve algumas opções de pratos, como o Pennoni al pomodoro e burrata (R$ 45,00).

Pennoni al pomodoro e burrata

Rende 4 porções

INGREDIENTES:

Molho Pomodoro

250g tomate pelatti

4 dentes de alho inteiros

Sal

Pimenta do reino

Açúcar

4 colheres de azeite extra virgem

50ml de água

Massa

400g de Pennoni grano durum

2lts de água para cozimento

Sal

200g de Burrata

Folhas de basílio

MODO DE PREPARO:

Aqueça em uma panela o azeite e doure os dentes de alho inteiros. Quando o alho já estiver dourado, adicione os tomates pelatti, a água, uma pitada de sal e uma pitada de açúcar, deixe cozinhar por 20 minutos em fogo baixo até que reduza. Depois de reduzido desligue o fogo e com a ajuda de um fouet parta os tomates até que o molho fique uniforme, corrija o sal se necessário. Coloque a água e o sal em uma panela e aqueça até que levante fervura, adicione a massa. Em uma frigideira, aqueça o molho já pronto e quando a massa atingir o ponto de “al dente” retire-a da água ainda quente e misture-a ao molho. Assim que a massa já estiver uniformemente envolvida pelo molho, sirva coberta por pedaços de burrata e folhas de basílio.

Espartelle de berinjela – Maurizio Gallo

Serve 6 pessoas

INGREDIENTES:

4 berinjelas tamanho normal ou médio

200g de massa cabelo de anjo (aletria)

meio kg de molho sugo  (já temos receita)

200g de mussarela fatiada fina

30g de castanha de caju

50g de parmesão

100g de mussarela ralada

sal e azeite extra virgem a gosto

MODO DE PREPARO:

Fatiar as berinjelas em fatias finas, colocar no forno por 10 minutos no médio e retirar. Em uma panela com água e sal, cozinhar o macarrão e reservar. Em uma tábua, colocar algumas fatias de berinjela. Por cima de cada fatia de berinjela, colocar algumas fatias de mussarela, o macarrão, e castanha. Depois enrolar cada um, como um charuto. Em seguida cobrir um tabuleiro com o molho sugo, distribuir os charutos enroladinhos um ao lado do outro e depois acrescentar mais molho, mussarela, parmesão e assar por 20 minutos.

Sobre a Salumeria Central

Ao atravessar os bucólicos arcos do Viaduto Santa Tereza, está o restaurante Salumeria Central, um lugar privilegiado para degustar salames, queijos artesanais, massas, risotos e outras iguarias. O ambiente, que contempla arte, gastronomia e diversão, tem bela vista para o centro da cidade e todo o conjunto arquitetônico da Praça da Estação. Os proprietários são o chef Massimo Battaglini, os videoartistas sócios da Trem Chic, André Hallak e Eder Santos, além do italiano Ezio Pellizon e da chef Ana Motta, que atualmente está à frente da cozinha da casa.

A Salumeria já recebeu o título de Bar Revelação de 2012 pela revista Veja Comer & Beber e o chef Massimo foi eleito Personalidade Gastronômica pela mesma revista, em 2014. Também foi destaque em publicações nacionais de gastronomia e cultura. O diferencial do estabelecimento é valorizar os produtos da terra, através de parceria com pequenos produtores. Entre os pratos apreciados, estão a panturrilha de porco , porchetta, linguiça de javali, sanduíches, entre outros.

Salumeria Central

Endereço: Rua Sapucaí, 527, Floresta. BH/MG

Informações: (31) 2552-0154

Funcionamento: Almoço:

Segunda a sexta: 11h30 às 15h30

Sábado: 12h a 01h – pausa para troca de cozinha de 16h a 17h30

Domingo: 12h a 17h

Jantar:

Terça e quarta: 18h30 à 00h

Quinta e sexta: 18h30 à 01h

Sábado: 12h à 01h – pausa para troca de cozinha de 16h a 17h30

Sobre o Maurizio Gallo:

Maurizio Gallo, restaurante do chef e empresário de mesmo nome, está em plena expansão. O chef chegou ao Brasil há 7 anos, abriu uma casa no bairro São Pedro, localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte e desde então faz sucesso, sendo um dos principais nomes da gastronomia italiana na capital. O ambiente mais recente é um casarão localizado no bairro de Lourdes, também na região Centro-Sul, que foi aberto há cerca de 10 meses, devido a grande demanda de clientes, inclusive para realizar eventos maiores, como noivados, casamentos, festas de batizados, além de corporativo, entre outros.

A nova casa de 160 metros quadrados conta com 95 lugares, varanda extensa e bem arejada. Na decoração, o tema predominante é a gastronomia italiana e cinema. Chama a atenção uma bandeira da Itália com cerca de 30 metros, disposta pelo teto do salão principal. O cantinho de Veneza, especial para casais e eventos mais pessoais contém quadros da cidade carnavalesca e máscaras típicas. À noite o clima é romântico, com toalhas e velas.

O restaurante, com comida genuinamente caseira, funciona para almoço e jantar, e além dos pratos principais, oferece um cardápio com produtos sem glúten aprovados pela Federação Mineira de Celíacos e menus executivos de massa. Maurizio conta que começou comercializado apenas massas congeladas. Com o tempo, os amigos e clientes passaram a desejar consumir os pratos do cardápio ali mesmo, ainda na unidade São Pedro. Foi assim que, aos poucos, a então loja foi se transformando em restaurante. Hoje, além dos pratos servidos nas casas, o chef continua oferecendo congelados. A tiragem é de aproximadamente 700 unidades de congelados por mês, com pratos diferentes do cardápio oferecido nos espaços físicos e também oferece delivery dos alimentos.

Para o chef, uma das características que distingue seu restaurante dos demais, é que 100% dos produtos utilizados nos pratos são de origem italiana. Desde o azeite, o pesto, o molho de tomate utilizado nas massas, até as sobremesas, que também são típicas da Itália. As principais sugestões do chef são Bruschettas com Pesto de Tomate Seco (R$20), para a entrada, Espaguete com camarões (R$ 55,50), Espaguetes flambados na forma de parmesão (R$44), Penne ao molho tricolor com picanha suína (R$49,50), Parppadelle ao molho pernil de cordeiro (R$49,50), e Nhoque ao molho de bolonhesa e pesto de manjericão (R$49,50). Como sobremesa, Tiramisú e Salame de chocolate com sorvete (R$20 cada). O restaurante tem uma carta de vinhos com 64 rótulos, sendo 20 deles italianos.

Restaurante Italiano Maurizio Gallo

Endereços:

Lourdes: Rua Aimorés, 2305 – Telefone para reservas: (31) 2514-3020

São Pedro: Av. Nossa Senhora do Carmo, 860 – Telefone para reservas: (31) 2514-3020

Funcionamento:  Segunda-feira:

Congelados: 8h as 16h20

Almoço: 11h30 às 15h

Terça a sábado:

Congelados: 8h até 0h

Almoço e jantar: 11h30 a meia noite

Domingo:

Congelados: 8h às 18h

Almoço e jantar: 11h30 às 18h

– Capacidade para 12 pessoas

– Segurança noturno

– Cartões: America Express, Visa, Mastercard, Diners e refeições.

Sobre o Pecatore:

naugurado em 2013 no bairro Floresta, em Belo Horizonte, o Pecatore é comandado pelos chefs italianos Massimo Battaglini e Raffaele Autorino. O restaurante localizado na Rua Sapucaí, 535, trouxe novo conceito em gastronomia de pescados. O local apresenta um extenso balcão, que oferece, em meio a uma vasta camada de gelo, peixes de diversas espécies como vermelho, salmão e o exótico peixe sapo, misturados a outros frutos do mar, como ostras, lagostins e mexilhões. O reconhecimento pela inovação e sabores próprios veio em seguida. Em 2014 foi eleito Melhor Restaurante de Pescados/Frutos do Mar pela revista Veja BH Comer & Beber.

Endereço:

Rua Sapucaí, 535 – Floresta