Sala de
Imprensa

Fechar
14.03.2018
Rua Sapucaí ganha Circuito de Gastronomia e Arte

Evento gratuito ocorrerá no dia 24 de março, das 11h às 20h. Ideia é proporcionar uma programação rica em diversidade gastronômica e cultural. Feiras de produtores locais, rodas de samba, performances cênicas, espaço kids e aulas show são algumas atrações

A Rua Sapucaí, no bairro Floresta, já reconhecida por seu valor histórico e arquitetônico, tem se tornado palco de diversos eventos gastronômicos, culturais e de entretenimento, na capital mineira. Um novo projeto na via promete atrair ainda mais os belo-horizontinos e turistas. O “Circuito Sapucaí de Gastronomia e Arte” é uma iniciativa dos restaurantes Salumeria Central e Pecatore Banca de Peixe, com patrocínio da Belotur e apoio institucional do Consulado da Itália e da Associação Comercial Itália Brasil – ACIBRA.

 O evento ocorrerá no dia 24 de março, das 11h às 20h, na Rua Sapucaí, entre os dois estabelecimentos. Será um dia de atrações diversificadas, com programação gratuita. O objetivo principal do Circuito é unir gastronomia e cultura, além de apresentar uma releitura das feiras livres europeias, marcadas pelo comércio a céu aberto, ocupação do espaço público e promoção dos produtores locais. Nesta data a via será fechada para o trânsito de veículos e transformada em uma piazza italiana.

O tema da primeira edição será o “Mar Sapucaí”, em comemoração ao aniversário do Pecatore, estabelecimento famoso pelos pratos com peixes e frutos do mar, comandado pelo chef Raffaele Autorino. “Vamos trazer o clima praiano para a Sapucaí. As pessoas poderão consumir bebidas refrescantes acompanhadas de frutos do mar, além de curtir uma praia adaptada na rua”, afirma André Hallak, responsável pela produção do evento e sócio das casas.

A fim de aproximar o público da culinária, chefs renomados serão convidados especiais e irão apresentar pratos clássicos, bem como a releitura da gastronomia brasileira e internacional. Além disso, a ideia é que o circuito aconteça em outras datas ao longo do ano, na região, e promova uma completa integração entre arte e boa gastronomia. Uma segunda edição, a ser realizada em abril, já está, inclusive, em andamento. “O foco será o sabor da Salumeria, com seu tradicional porquinho, mascote da casa, que é encontrado como ingrediente em vários pratos”, revela Hallak.

 Sobre a Salumeria Central

Ao atravessar os bucólicos arcos do Viaduto Santa Tereza, está o restaurante Salumeria Central, um lugar privilegiado para degustar salames, queijos artesanais, massas, risotos e outras iguarias. O ambiente, que contempla arte, gastronomia e diversão, tem bela vista para o centro da cidade e todo o conjunto arquitetônico da Praça da Estação. Os proprietários são o chef Massimo Battaglini, os videoartistas sócios da Trem Chic, André Hallak e Eder Santos, além da chef Ana Motta, que atualmente está à frente da cozinha da casa.

A Salumeria já recebeu o título de Bar Revelação de 2012 pela revista Veja Comer & Beber e o chef Massimo foi eleito Personalidade Gastronômica pela mesma revista, em 2014. Também foi destaque em publicações nacionais de gastronomia e cultura. O diferencial do estabelecimento é valorizar os produtos da terra, através de parceria com pequenos produtores. Entre os pratos apreciados, estão a panturrilha de porco, porchetta, linguiça de javali, sanduíches, entre outros.

Sobre o Pecatore

Inaugurado em 2013 no bairro Floresta, em Belo Horizonte, o Pecatore é comandado pelos chefs italianos Massimo Battaglini e Raffaele Autorino, este último a frente da cozinha. O restaurante localizado na Rua Sapucaí, 535, trouxe novo conceito em gastronomia de pescados. O local apresenta um extenso balcão, que oferece, em meio a uma vasta camada de gelo, peixes de diversas espécies como vermelho, salmão e o exótico peixe sapo, misturados a outros frutos do mar, como ostras, lagostins e mexilhões. O reconhecimento pela inovação e sabores próprios veio em seguida. Em 2014 foi eleito Melhor Restaurante de Pescados/Frutos do Mar pela revista Veja BH Comer & Beber.

 

Programação Circuito Sapucaí de Gastronomia e Arte

Dia 24 de março, de 11h às 20h

11h30 – Aula show com o chef Raffaele Autorino

O chef Raffaele Autorino possui cerca 20 anos de experiência atuando nos principais restaurantes da Ilha de Ischia, na baía de Nápoles, no sul da Itália, sua terra natal. Especializou-se em frutos do mar e nas variedades gastronômicas da região.  Mora no Brasil desde 2013, quando tornou-se sócio das renomadas casas Salumeria Central, L’Osteria Casa Mattiazzi e Pecatore Banca de Peixe. No Pecatore, Raffaele chefia a cozinha e ganhou destaque, quando, em 2014, recebeu o prêmio de melhor restaurante de frutos do mar de Belo Horizonte pela revista “Veja Comer e Beber”.

15h – Aula com o chef Carlo Caredda (Pizzaria Don Carlo)

O chef napolitano, que já foi dono de restaurante premiado na Alemanha com uma cozinha italiana de vanguarda, hoje comanda as cozinhas do Barolio e da Pizzaria Don Carlo, ambos em Belo Horizonte. A marca de sua gastronomia é o uso de matéria prima fresca e massas artesanais. Para ele a cozinha tem que ser simples, mas com matéria prima de primeira qualidade.

Durante as aulas, os dois chefs vãos ensinar pratos da gastronomia italiana para o público. Para participar basta fazer inscrição prévia no evento.

11h às 19h – Espaço Kids

As crianças têm um lugar especial no Circuito. A praia será representada com um grande tanque de areia com baldinhos e brinquedos. Além disso teremos cama elástica, caminhão de sorvete e a apresentação do multiartista circense Sufoco, às14h.

11h às 20h – Feira Gastronômica e harmonização de bebidas

O clima praiano dará o tom da feira, que apresentará pratos com peixes e frutos do mar como pasteizinhos de siri, camarão frito, ceviche, ostras, acarajé e arroz com bacalhau. Para brindar essas delícias, a feira terá espumantes, vinhos, spritz, além de drinks gelados e refrescantes.

11h às 20h – Feira de produtores

Espaço para expositores da cadeia produtiva da gastronomia, entre eles fornecedores locais de embutidos, queijos, vinhos, hortifruti, massas e molhos.

16h às 20h – Música

Na primeira edição do “Circuito Sapucaí de Gastronomia e Arte” haverá apresentação da DJ Aida, roda de samba com o grupo “Filhas da Mãe” e cortejo de maracatu com o grupo “Patangome Maracarte”. O encerramento do evento é com o show de Veronez, intitulado “Não sou nenhum Roberto”.

Serviço:

Circuito Sapucaí de Gastronomia e Arte

Data: 24 de março, de 11h às 20h

Local: Rua Sapucaí, entre os restaurantes Pecatore e Salumeria Central

Entrada gratuita

ASSESSORIA DE IMPRENSA:

Agenda Comunicação Integrada

Jornalistas responsáveis: Maíra Rolim e Daniel de Andrade

Contato: (31) 3021-0204 | (31) 9 9120-1068 |(31) 9 7348-9500

WhatsApp: (31) 9 8500-1358

Facebook.com/agendacomunicacao

Instagram: agendacomunicacao

www.agendacomunica.com.br