13.09.2018
Segunda edição do “O Quilo é Nosso” espera aumento de 10 a 15% no faturamento das casas participantes

Concurso, que começa dia 18 de setembro, vai eleger melhor restaurante de comida a quilo do país e também premiar vencedores em cada cidade e estado participante. Na primeira fase, nas cidades, disputa acontece por meio de voto popular. Já nas etapas seguintes, estaduais e nacional, receitas serão avaliadas por júri técnico especializado

A segunda edição do concurso nacional o “O Quilo é Nosso”, que irá eleger o melhor restaurante de comida a quilo do país, e também premiar os melhores em cada cidade e estado participante já tem data para começar: acontece de 18 de setembro a 2 de outubro. A organização é da Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa e tem patrocínio nacional da Coca-Cola e Sodexo.

O tema deste ano é “saudável e original do Brasil”. Para participar, os estabelecimentos devem elaborar uma receita exclusiva para o concurso e colocá-lo no buffet da casa. Na primeira fase, nas cidades, a disputa acontece por meio de voto popular. Serão avaliados itens como limpeza, qualidade geral do buffet, atendimento, receita e ambiente. Já as fases seguintes, estaduais e nacional, terão a avaliação das receitas feitas por um júri técnico especializado.

De acordo com o presidente da Abrasel-MG, Ricardo Rodrigues, a expectativa de crescimento do faturamento das casas participantes, em relação a primeira edição, que ocorreu no ano passado, deve ser de 10 a 15%. Além disso, Rodrigues afirma que a média de público também deve aumentar. “Estimamos um aumento de público de 5%, também em relação ao evento anterior. Este fator também se deve ao fato de muitos estabelecimentos estarem localizados próximos uns dos outros, dando ao cliente a oportunidade de visitar e degustar diferentes pratos do concurso”, conta.

O grande vencedor da primeira edição do concurso, com a participação de mais de 14 mil pessoas que votaram em 23 cidades, foi o restaurante Mercato Brazil – Manauara Shopping, de Manaus, com o prato Pirarucu Caboquinho, que levou em sua receita lombo de pirarucu, queijo coalho, polpa de tucumã, farinha Uarini, sal, pimenta e salsinha. “Já estamos pensando no prato que vai nos representar esse ano, mas mais que isso, pensando em como engajar clientes e consumidores do nosso restaurante”, diz Rodrigo Zamperlini, sócio do estabelecimento, que vai buscar o bicampeonato, mas passa a receita do sucesso aos colegas participantes. “A grande graça do concurso é o seu caráter democrático. Um restaurante com 30 anos de tradição tem as mesmas chances de se sagrar campeão que um estabelecimento aberto há dois ou três anos. Basta acreditar, participar seguindo as diretrizes estipuladas e transformar uma clientela, que por vezes é até cativa, em público votante”.

A estimativa da Abrasel é que, ao todo, cerca de 200 restaurantes em diversas cidades participem do “O Quilo é Nosso”. “Os estabelecimentos de comida a quilo representam a maior fatia dos restaurantes no Brasil, por isso a importância de um evento como este para colocá-los em evidência. A possibilidade de incremento de vendas, a oportunidade de participar – e vencer – um concurso de abrangência nacional com o respaldo da Abrasel e parceria da Prazeres da Mesa, e também de experimentar novas receitas junto ao público-alvo, são alguns dos benefícios que os empresários ganham”, afirma Ricardo Rodrigues, presidente da Abrasel-MG.

Os vencedores estaduais e nacional serão tema de reportagem na revista Prazeres da Mesa e Bares & Restaurantes. “Ao consumidor final, há o benefício oferecido do prato especial durante todo o tempo vigente do concurso, além de promoções desenvolvidas pelos estabelecimentos participantes”, completa Rodrigues.

Lista dos restaurantes participantes:

Amarelim Prudente

Prato: Empadão de frango com catupiry

Descrição: Empadão de frango com catupiry

Av. Prudente de Morais, nº 920 – Coração de Jesus

Assacabrasa Bahia

Prato: Legumes na brasa

Descrição: Frutas e legumes variados assados na brasa

Rua Gonçalves Dias, nº 1508 – Lourdes

Boi Vitório

Prato: Cozido com polenta mineira

Descrição: Chã de dentro com tomates e canela em cozimento lento de aproximadamente 12hs. Polenta cremosa com fubá de moinho e especiarias da casa.

Av Afonso Penna, nº 4374 – Cruzeiro

Celeiro de Minas

Prato: Linguada verde leve

Descrição: Linguado ao molho de abobrinha e alho poró

Av. Sinfrônio Brochado, nº 1210 – Barreiro

Chalé da Mata

Prato: Tropeiro à moda Chalé

Descrição: O feijão tropeiro é um prato típico das culinárias mineira, o nome do prato faz alusão à atividade comercial que surgiu a partir do século XVII

Av. Engenheiro Carlos Goulart, nº 1123 – Buritis

Daniel’s Cook

Prato: Tilápia exótica ao molho do chefe

Descrição: Filé de tilápia assado, com molho com goiabada ao vinho branco, acompanhado de purê de batata cremoso com taioba

Rua Curitiba, nº 705 – Centro

Isto e aQuilo

Prato: Fricassê de Frango

Descrição: Delicioso Fricassê Cremoso de Frango do Isto e aQuilo

Av. Prudente de Morais, nº 1.000 – Cidade Jardim

Nino Pizzaria

Prato: Peixe assado ao molho mediterrâneo

Descrição: Filé de Surubim Assado com pimentões, champignon, e tomates cereja

Rua Cel. José Benjamim, nº 824 – Padre Eustáquio

Paracone

Prato: “Nhoque Bem Brasileiro”

Descrição: Nhoque de mandioca com açafrão sem glúten ao molho de linguiça regional, toque de pimenta e ervas frescas

Av.Brasil, nº 920 – Funcionários

Reciclo

Prato: Pimentão à moda pizzaiolo

Descrição: Pimentão recheado com frango grelhado, presunto, molho com pedaços de tomate e especiarias, gratinado ao forno com mussarela à moda pizzaiolo

Rua Ouro Fino, nº 452 – Cruzeiro

Restaurante Família Daniel

Prato: Fraldinha com banana da terra

Descrição: Fraldinha com flocos de alho e banana da terra assada.

Avenida Afonso Pena, nº 328 – Centro

Restaurante Maria das Tranças – Savassi

Prato: Bolinho primavera

Descrição: Coxa de frango recheada com alga, cenoura ralada e presunto

Rua Professor Moraes, nº 158 – Funcionários

Restaurante Origem

Prato: Filé de surubim à Origem

Descrição: Filé de surubim ao forno, acompanhado de legumes cozidos no vapor, molho de tomate cereja confitado com tomilho e alecrim

Rua dos Otoni, nº 726 – Santa Efigênia

Restaurante Sachica

Prato: Chicoso

Sobrecoxa de frango desossada e grelhada, servida com alho confitado, tomatinho, ao molho de tangerinas e laranja, servida com farofa de ovos e banana

Av. Francisco Sá, nº 35 – Prado

Restaurante Tia Zarica

Prato: Empanado sem culpa com molho refrescante

Descrição: Filé de frango empanado com farinha panko, assado e dourado em forno combinado (sem fritura), acompanha molho refrescante de iogurte natural

Rua Pouso Alegre, nº 919 – Floresta

Restaurante Tudo na Brasa

Prato: Medalhão mineiro

Descrição: Medalhões de frango ao molho de geleia de jabuticaba, creme de queijo canastra e crispy de couve

1. dos Engenheiros, nº 1104 – Castelo

Verdinho Restaurante

Prato: Nhoque de nhame Low Carb gratinado ao molho à bolonhesa

Descrição: Nhoque de nhame Low Carb gratinado ao molho à bolonhesa

Av. Cônsul Antônio Cadar, nº 122 – São Bento

Villa Gaia

Prato: Tilápia Villa Gaia

Descrição: Tilápia ao molho mediterrâneo.

Rua Padre Rolim, nº 691 – Santa Efigênia

ASSESSORIA DE IMPRENSA: