29.11.2017
Sobremesas natalinas dão toque especial às festas de fim de ano

Empresa especializada em doces franceses oferece cardápio especial para o Natal. Receitas tradicionais como chocotone, brigadeiros e cakes são algumas opções

O final do ano já se aproxima e com ele as tradicionais festas de confraternização, das quais fazem parte mesas repletas de iguarias.  A ceia de Natal, por exemplo, é o ápice da celebração, além de ser uma oportunidade para saborear o que de melhor a culinária oferece.

Uma mesa e uma comemoração de fim de ano merecem fartura de aromas, sabores e apresentações. Além dos tradicionais pratos salgados e carnes típicas da época, como peru, pernil e chester, as sobremesas também possuem lugar de destaque e não há quem resista aos tradicionais e inovadores doces. Prova disso é o panetone, que não pode ficar fora deste período. “Este pão, que chegou ao território brasileiro através dos italianos, pode ser preparado com variados recheios, como frutas cristalizadas ou chocolate”, afirma Elisa Dayrell, proprietária da Espetacular Doceria, cafeteria localizada no bairro Funcionários, região Centro-Sul de BH, que também é especializada em doces franceses.

Por causa do boom de encomendas em virtude do período de festas, a loja preparou um cardápio especial para esta época do ano. O famoso chocotone, que é um dos itens principais, é elaborado pela chef pâtissier, com massa fofa, notas de chocolate e recheio duo de trufas de chocolate belga (R$ 69). “Ele promete ser um dos campeões de venda”, aposta Elisa.

As confraternizações também são marcadas por brincadeiras, como o famoso amigo oculto. Por causa dessa tradição natalina, os doces, que geralmente agradam o paladar de todos, podem ser uma ótima opção para quem deseja presentear amigos e familiares ou para empresas que optam por oferecer brindes a parceiros e fornecedores.

Pensando nessa demanda crescente, a Espetacular possui também diversas opções de caixinhas de presentes personalizadas com temas natalinos. Caixinha com brigadeiros gourmets feitos com raspa belga, raspa belga branca, pistache e amêndoas (quatro unidades por R$ 15 e 12 unidades por R$ 36); com bombons sortidos (12 unidades a R$ 45) ou com macarons franceses personalizados nas cores da época (cinco unidades por R$ 22 ou 15 unidades por R$ 69) são alguns doces elaborados pelo local.

Já aqueles que desejam saborear sobremesas natalinas, algumas receitas da casa, que atendem uma maior quantidade de pessoas, foram preparadas com exclusividade para o fim de ano, segundo Elisa. Cakes trufados, semi naked especial, buche de frutas vermelhas e saint honoré estão entre as opções. “Incrementar as reuniões e festividades desta época com sobremesas autênticas é sempre interessante. Momentos especiais ao lado de pessoas amadas merecem ter um cardápio elaborado com carinho e que seja capaz de encantar os olhos e o paladar”, destaca Dayrell.

A Espetacular Doceria já está aceitando encomendas de Natal. Os pedidos devem ser realizados através do telefone (31) 2535-0790 ou pelo e-mail: espetaculardoceria@gmail.com

Sobre a Espetacular Doceria

A Cafeteria e doceria Espetacular Doceria, localizada na rua Bernardo Guimarães, 229, bairro Funcionários, é comandada pela proprietária Elisa Dayrell, que estudou pâtisserie, na famosa Le Cordon, em Paris, na França. A casa, que lembra uma típica cafeteria da França, oferece diversas opções de doces, tortas e quitutes franceses, além de cafés e chás especiais.

Receitas da Espetacular Doceria para o Natal

Cake aux fruits

Ingredientes

– 250g de farinha

– 100g de frutas cristalizadas (sugestão: tiras de limão ou tiras de laranja)

– 100g de cerejas em calda

– 150g de açúcar

– 150g de passas cortadas

– 50g de nozes quebradas em pequenos pedaços

– 150g de manteiga derretida

– 4 ovos

– 3 colheres (de sopa) de rum

– 2 colheres de fermento

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180°. Faça uma mistura com as frutas cristalizadas, cereja, passas e nozes no rum. Em um recipiente, misture o açúcar e os ovos até esbranquiçar. Acrescente a manteiga derretida à mistura inicial e mexa bem até ficar homogêneo. Acrescente a farinha e o fermento, misturando com cuidado. Em uma forma retangular untada, coloque a mistura e leve ao forno por cerca de 40 minutos.

Dica

Confira o cozimento do bolo com um palitinho. Quando sair limpo, está pronto.

Chocotone

Ingredientes

– 2 colheres de fermento fresco  (biológico)

– 1 colher de sobremesa de sal

– 1 xícara (chá) de leite

– 2 xícaras (chá) de Água

– 1 colher (chá) de essência de panetone

– 4 ovos

– 1 xícara (chá) de açúcar refinado

– 6 colheres (sopa) de manteiga

– 1 kg de farinha de trigo especial (o ideal é a 0000)

– 1 xícara (chá) de Chocolate amargo cortado em pedaços não muito pequenos ou gotas de chocolate

Modo de preparo

Aqueça o forno a 180º. Misture o sal e o fermento até ficar homogêneo e reserve. Adicione o leite, a água, a essência de panetone e faça uma massinha. Acrescente os ovos e misture por alguns segundos. Transfira esse líquido para a batedeira e adicione a manteiga.

Ligue a batedeira na velocidade baixa (utilize o batedor em formato de gancho) e adicione o açúcar aos poucos. Bata até ficar homogêneo e desligue. Acrescente a farinha aos poucos e misture até que forme uma massa esponjosa.

Polvilhe uma superfície lisa com a farinha restante e despeje a massa. Trabalhe a massa com as mãos até que ela comece a se desgrudar da superfície e das mãos. Divida a massa em quatro partes e coloque, em cada uma, 1/4 de xícara (chá) de pedaços de chocolate. Trabalhe a massa mais um pouco, para incorporar bem o chocolate, e coloque cada massa em uma forma própria para panetone de 500g. Asse em forno pré-aquecido por 40 minutos.

Contato: (31) 3021-0204 | (31) 99120-1068

WhatsApp: (31) 98500-1358