Sala de
Imprensa

Fechar
28.12.2015
Truques garantem finalização artística de pratos

Comer com os olhos: Criatividade na apresentação de pratos faz toda diferença em uma boa mesa

        Quem nunca ouviu a expressão comer com os olhos? Um belo prato servido à mesa pode ser o início de uma prazerosa refeição.

O chef Raffaele Autorino, com mais de 15 anos de experiência nos principais restaurantes da Ilha de Ischia, no sul da Itália, especialista em frutos do mar, responsável pelo buffet Club do Chef, como um bom chef de cozinha, possui os seus segredos e dicas para finalização de pratos.

“A comida também se come com os olhos”, afirma Autorino. Para o chef tudo começa na escolha dos ingredientes, que devem se completar, inclusive as suas cores. O colorido de um prato é responsável por aguçar o paladar, porém deve ser usado com cautela. “Um prato com diversas colorações e sem combinações pode confundir os sentidos de quem irá degustá-lo”, afirma o chef.

De acordo com Raffaele existem três ingredientes essenciais no momento da finalização com toque artístico, que irão fazer diferença no produto final: “um bom azeite, as ervas frescas e flores são sempre bem vindas no toque final”, comenta.

É importante lembrar que as ervas picadas só devem ser utilizadas quando incluídas na receita, nunca como decoração, pois elas irão se associar ao prato, e modificarão o sabor dele.

As flores, por possuírem beleza natural, são indicadas para dar vida ao prato elaborado. Elas colaboram quando se trata de ingredientes com a coloração terrosa ou seca, porém é preciso não exagerar no tamanho das plantas escolhidas e na diversidade das cores. “Poucas tonalidades ajudam a dar luz ao prato”, afirma.

Os enfeites mais aconselhados pelo chef são as ervas frescas em galho, que além de poderem ser retiradas, podem ser ingeridas, caso quem deguste a refeição se interesse pelo sabor que ela proporciona. “Escolha bons produtos, combine as suas cores e sabores, higienize bem o prato onde o alimento será servido, e opte por decorações harmônicas, dessa maneira o sucesso de seu prato é certo”, finaliza Raffaele.

Assessoria de Imprensa:

Agenda Comunicação Integrada

Jornalista Responsável: Maíra Rolim

contato: (31) 3021-0204/ 9120-1068

Site: www.agendacom.com.br