20.04.2016
Vacina ainda é a melhor forma de prevenir o vírus H1N1

Uni Clinica (123)

A médica Camila Medeiros cita os principais sintomas da Influenza A

A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1, é transmitida por um novo tipo de vírus da mesma família que transmite a gripe. O vírus é altamente contagioso, transmitido de pessoa a pessoa através de secreções respiratórias, tosse e espirro ou contato direto com objetos contaminados.

Os principais sintomas são caracterizados por: febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações ou dificuldade respiratória.

Segundo a médica Camila Medeiros, da Uniclínica, em Belo Horizonte, a probabilidade de infecção é maior durante as 24 horas anteriores ao início dos sintomas e durante o período mais sintomático. ‘’O período de incubação é geralmente de 1 a 3 dias, sendo característico o adoecimento de várias pessoas ao mesmo tempo. As crianças são mais contagiosas e transmitem o vírus desde vários dias antes até 10 dias após o início dos sintomas’’, afirma.
Pode- se evitar a transmissão do H1N1 com medidas preventivas simples, que evitam não só a Influenza, mas outras doenças respiratórias.  Além de reforçar o seu sistema imunitário, bebendo muita água e comendo frutas e verduras, é aconselhável tomar aspirinas ricas em vitamina C, lavar as mãos frequentemente, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar aglomerações e ambientes fechados e, por fim, é importante lembrar que a imunização anual (vacinação) tem sido a principal medida para evitar a doença.

Ainda segundo a médica, a vacinação é oferecida pela rede pública para pessoas dentro do grupo de risco: crianças entre 6 meses e 5 anos, profissionais da saúde, gestantes, idosos acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas como bronquite e asma.

Quem não se encaixa nesses grupos, mas pretende se prevenir, deve buscar pela vacina em clínicas particulares. Nesses locais, além da vacina trivalente, já é possível encontrar a tetravalente, que adiciona a imunização a um segundo tipo B. Até mesmo quem já teve a doença deve se vacinar. Isso porque os anticorpos contra a gripe duram, em média, 12 meses. Depois disso, o nível de proteção imunológica cai e é possível pegar novamente.

As complicações da H1N1 são inúmeras e principalmente respiratórias. Ocorrendo inclusive, quadros de insuficiência, podendo levar o paciente a óbito se não tratadas imediatamente.

Serviço: Uniclínica – Venda Nova

Endereço: Rua das Gabirobas, 84. Bairro Vila Clóris. Belo Horizonte / MG