28.03.2018
Venda de ingressos do 2º Fuegos Festival começa nesta quarta-feira (28)

Evento resgata gastronomia feita no puro fogo, no melhor estilo Francis Mallmann. Segunda edição, que acontece em 12 de maio, reúne grandes chefs de MG e do país, entre eles Mário Portella, referência nacional em métodos de cocção de carnes. Eles vão preparar todo tipo de alimento no fogo, na chama e na brasa

Está aberta, a partir desta quarta-feira (28), as vendas dos ingressos da segunda edição do Fuegos Festival. O evento acontece no dia 12 de maio, no Hangar 667, Rua Henriqueto Cardinalli, 121, bairro Olhos D’Água, em Belo Horizonte. Neste primeiro lote, os vouchers custam R$ 190, com direito a open bar (cerveja Heineken, refrigerante e água) e open food.  As vendas são feitas através do site www.centraldoseventos.com.br/fuegosfestival, no restaurante OssO ou nas lojas próprias da Central dos Eventos.

Segundo um dos idealizadores, Marcelo Wanderley, a proposta deste evento, inovador em BH, é reunir mais de 20 grandes nomes da gastronomia mineira e nacional, entre eles os chefs Mário Portella, referência no país em métodos de cozimento de carnes, considerado por muitos o “papa” desse tipo de gastronomia; Djalma Victor (OssO); Felipe Galastro (Templo Cervejeiro Backer); Flávio Trombino (Xapuri), Gael Paim (Butchery); Léo Paixão (Glouton); Kiki Ferrari (Chef N’Boss); Massimo Battaglini (Salumeria Central, Osteria Mattiazzi, Pecatore e Club do Chef); Rodrigo Zarife, Roberto Bocabello e Sandro Giovannone, esses dois últimos de São Paulo, entre outros. Todos vão preparar carnes, além de peixes, frutos do mar e orgânicos, tendo a brasa como método de cocção dos alimentos.

A inspiração dos produtores para desenvolver o Fuegos Festival vem do argentino Francis Mallmann, adepto da cozinha ao ar livre e considerado um dos melhores do mundo em preparar uma boa carne. “Seja na grelha, no forno a lenha ou no fogão, Mallmann não abre mão do modo rústico de fazer comida, que foge de molhos elaborados e ingredientes requintados, mas traz um estilo típico argentino, que agrada diversos paladares. É essa pegada que pretendemos trazer para o nosso festival, através da participação dessas feras da cozinha”, explica Wanderley. A estimativa de público para este ano é de quase duas mil pessoas, que durante as oito horas do evento devem consumir três toneladas de alimentos e cinco mil litros de bebidas.

O Fuegos Festival vai disponibilizar carnes, peixes, frutos do mar, orgânicos e outros em ilhas para que os chefs convidados possam preparar vários pratos ao vivo, usando unicamente a brasa. Depois de feitos, eles serão consumidos pelo público. Além disso estão programadas apresentações de rock com a Fuegos Rock Band, da qual fazem parte os principais músicos de BH, incluindo o bateirista do Pato Fu, Glauco Mendes, DJs convidados, wine e gin bar, fuegos store e fuegos kids.

O uso do fogo na gastronomia

O uso do fogo para assar, que data de cerca de 1,5 milhão de anos, foi importante para a conservação dos alimentos. Com a sua descoberta, o homem pré-histórico deixou de comer carnes, aves e pescados crus e passou a assá-los diretamente nas chamas ou nas brasas, presas apenas a um espeto. “Ele [o fogo] foi o primeiro tempero descoberto pelo homem, já que o sabor de uma comida depende fundamentalmente da temperatura em que ela é consumida. Por isso, nada mais justo que um festival gastronômico que resgate a importância que este elemento da natureza tem para nossos ancestrais”, afirma o chef Djalma Victor, que ao lado de Marcelo é um dos organizadores desta segunda edição do Fuegos Festival.

Já para Matheus Fraga, que também faz parte do time de idealizadores, o fogo é o maior símbolo da cultura gastronômica e por isso merece assumir uma posição de protagonista no preparo dos pratos. “A própria história nos mostra o quanto a gastronomia não teria evoluído sem este elemento. O Fuegos Festival vem para resgatar o fogo como um elemento crucial para dar sabor aos pratos, além de um modo de preparo dos pratos, que é milenar e merece ser propagado”, finaliza.

2ª edição Fuegos Festival

Data: 12 de maio, de 14 às 22h

Local: Hangar 677 (Rua Henriqueto Cardinalli, 121, bairro Olhos D’Água

Pré Venda dos ingressos: R$ 160 (Open bar e open food)